Translate This Page

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como fazer Downloads de Programas no Linux Mint?

Como quase tudo no Linux Mint, fazer downloads de programas no Mint é extremamente (atrevo-me a dizer, estupidamente) fácil. O melhor de tudo é que são quase todos programas gratuitos, ao contrário das soluções closed-source. O que é que isto quer dizer? Quer dizer simplesmente que não se paga nada (nem um tostão) pelos programas que se utiliza. Dizem-me vocês "mas eu também não pago nada pelo que uso no Windows!". Pois, minha gente, não pagam mas deviam pagar. A diferença aqui é que os programas para Linux são gratuitos legalmente, aliás, é essa a grande vitória de quem está deste lado.
E como é que vocês fazem downloads então? Nada de especial:



1) Carreguem no botão "Menu"













2) Seleccionem a opção "Administração"



















3) Seleccionem a opção "Gestor de Programas"


Aqui está uma das poucas coisas que me irrita no Linux Mint, o nome da loja da aplicações não ser muito intuitivo. De qualquer forma, assim já tiveram uma razão para vir aqui ao estaminé.
















Nota: Ao seleccionarem o "Gestor de Programas" será pedida a chave de administrador, já que é possível alterar partes fundamentais do sistema a partir daqui. Essa chave é a mesma que usam para entrar no próprio Linux (aquela password que vos pedem antes de arrancar o Sistema Operativo).



4) Navegação


Apesar do nome pouco intuitivo, navegar na loja de aplicações é extremamente fácil. Para quem possui smartphones, torna-se muito parecido. As aplicações estão divididas por temas (produtividade, jogos, desenvolvimento) e possuem classificações, reviews de utilizador e screenshots (lembra um pouco a Play Store da Google).
Basta seleccionarem a aplicação desejada e poderão ver screenshots e classificações. Com dois cliques conseguem fazer o download e o programa é instalado automaticamente (nada das confusões que os fãs de Windows vos dizem que acontecem - e o melhor de tudo, é que para um utilizador normal, tudo isto basta para utilizar o sistema operativo e o computador de forma eficiente).
Não pensem também que só têm meia dúzia de aplicações. São mais de 60.000 e vão aumentando todos os dias, até porque a comunidade Linux e o código-fonte aberto se proporcionam a isso.

5) Conclusão


Ao contrário de anteriormente, estão disponíveis programas para Linux que substituem praticamente todos os programas de Windows. Para além disso, até existem uma grande quantidade de jogos e de programas educativos. Torna-se cada vez mais compensador ter um sistema operativo open-source, até porque a facilidade de utilização está cada vez maior.
Como sempre, se tiverem alguma dúvida, não hesitem em contactar-me. Até mais tarde.
"From Freedom Came Elegance"

Sem comentários:

Enviar um comentário