Translate This Page

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Review do Libre Office

1) O que é o Libre Office?


O Libre Office é uma suite de produtividade, semelhante ao Microsoft Office ou ao Apple Iworks. A diferença é que é completamente gratuito (é open-source, de licença aberta e não paga fortunas pela licença). Por outras palavras, se necessitar de uma alternativa não comercial, é a melhor opção. A história do Libre Office começa como um offshot do Open Office.org, mas neste momento já lhe é um pouco superior.

2) Pequena Relação de Prós e Contras


Prós - Livre, open-source, multi-plataforma (o que quer dizer que existem versões para Windows, para Linux e até para MacOS). Consegue importar documentos que mais nenhuma suite livre consegue. O menu é bastante familiar para quem está habituado ao Microsoft Office.

Contras - Algumas inconsistências, confuso em alguns menus.

3) Review


O LibreOffice funciona como uma alternativa ao caríssimo Microsoft Office, com funcionalidades muito semelhantes. Se prefere deixar todo o trabalho na cloud, o Google Docs faz o trabalho, mas com poucas opções. Não é perfeito, no entanto, é melhor do que a maior parte dos outros programas gratuitos que existem. Tem algumas dificuldades de uso e uma curva de aprendizagem um pouco complicada mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Não o recomendo ainda como um substituto do Microsoft Office, mas há-de lá chegar.
Ainda não existe versão para Android ou para iOs, mas chegará em 2014, o que lhe permitirá andar com os seus documentos de forma móvel.
Os programas que vêm instalados são clones do Microsoft Office, com um feel muito semelhante aos mesmos antes da introdução da interface ribbon em 2007.

4) Veredicto


O Libre Office 4 é a única escolha possível numa suite gratuita e open-source, devido às funcionalidades que possui e à facilidade de utilização. Em breve farei uma review step-by-step de todos os membros da suite.















Copyright e Fontes das Imagens:
Site oficial Libre Office

Sem comentários:

Enviar um comentário