Translate This Page

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Programas Essenciais Para Linux

Já instalei o Linux! E agora, que programas devo instalar (coisas essenciais) para que o Sistema Operativo funcione em condições?
Boas notícias! O Mint vem pré-instalado com a maior parte dos programas que vai necessitar para uma utilização básica do Sistema. A maior parte dos utilizadores menos avançados não vão precisar de se preocupar muito com instalações de software adicional, no entanto este artigo vai servir para explicar para que servem e, se algum não estiver instalado, para que saibam o que devem mesmo ter. Vou tentar agrupá-os de acordo com as funções gerais que proporcionam. Se por acaso tiverem alguma dúvida, ou se descobrirem um programa que não está listado e que devia estar, não hesitem em contactar-me. Este artigo serve apenas como uma listagem e uma definição geral de cada programa, mais tarde publicarei tutoriais e reviews mais específicos. 

 

1) Browsers, Redes Sociais, E-Mail, Transferência de Ficheiros


Mozilla Firefox - Browser de Internet pré-instalado no Linux Mint, também disponível para Windows. Permite navegação fácil, multi-tab e navegação anónima. Pertence à fundação Mozilla, é gratuito e bastante fácil de utilizar.











Turpial - Cliente de MicroBlogging (Twitter) para Linux. Programa venezuelano, leve e funcional, que permite enviar mensagens para a famosa rede social Twitter. Este programa não vem pré-instalado, mas coloco-o aqui como uma excelente ferramenta para quem não pode viver sem redes sociais (especialmente o Twitter).








Mozilla Thunderbird - Programa de gestão de e-mail semelhante ao Microsoft Outlook, que lhe permite a gestão de várias contas de e-mail. Também pertence à fundação Mozilla e também é completamente gratuito e fácil de utilizar. Este vem pré-instalado com o Linux Mint.











Filezilla - Programa cliente de FTP (file transfer protocol). Ou seja, permite a transferência de ficheiros directamente de uma localização para outra. Vem pré-instalado com o Linux Mint.














 


2) Produtividade


LibreOffice - Suite de produtividade gratuita, com aplicações como processador de texto (Writer), folha de cálculo (Calc) e outras semelhantes. É uma excelente alternativa ao Microsoft Office que vem pré-instalado nos sistemas Windows. Também vem pré-instalado com o Linux Mint (em determinadas versões do Linux, poderá ser substituído pelo OpenOffice, muito semelhante).














dIa - Para quem está habituado a trabalhar com o Visio, da Microsoft, esta é a melhor opção. Funcionalidade out of the box muito semelhante, programa poderoso para desenhar diagramas e plantas de rede. O melhor é que se podem descarregar mais folhas da internet (ah, as vantagens do open source!). E claro, é gratuito.






Document Viewer - Programa para ver determinados tipos de ficheiros de texto, como por exemplo PDF's. Já está pré-instalado (funciona de forma semelhante ao visualidor de documentos do Windows). Sendo uma aplicação muito pequena, e de sistema, não colocarei imagem. De qualquer forma, podem encontrá-lo no separador produtividade da barra "Menu".


3) Som, Vídeo, Manipulação de Imagem


Banshee - Programa de reprodução de áudio, que organiza automaticamente a biblioteca de música, com nomes dos autores, títulos das faixas e, se disponível, com as imagens dos álbuns. Com um interface mais bonito que os programas da Microsoft, como o Windows Media Player, também é bastante poderoso - atirem-lhe praticamente qualquer ficheiro que ele reproduz. Vem pré-instalado na distribuição Mint.
 
 






Brasero - Aplicação semelhante ao Nero (já falei dele aqui), que serve para gravar CD's e DVD's. Vem pré-instalado no Mint e é bastante fácil de utilizar.













OpenShot Video Editor - Aplicação/Programa que serve para a edição de vídeos. Existem programas mais poderosos, mas este é funcional e já vem pré-instalado.











Audacity - Embora não seja um programa esssencial e não venha pré-instalado, para quem trabalhar com som é uma boa aposta. Trata-se de um programa de edição de som, gratuito, que podem encontrar no Gestor de Programas, na barra "Menu".

 





GIMP Image Editor - Embora não tão poderoso como o Adobe Photoshop (talvez seja mais parecido com um editor de imagens do Windows), pode servir para edição simples de imagens. Vem pré-instalado com o Linux Mint.














4) Outros Programas


Wine - Esta é uma aplicação indispensavel para correr programas Windows. Serve como um front-end e como um emulador de disco C: dos sistemas Microsoft. É um pouco anti-intuitiva, mas compensa amplamente com as funcionalidades que possui.








Stellarium - Programa educativo para quem gosta de astronomia. Admito que este nada tem de essencial, é apenas um favorito meu que acho que toda a gente devia ter instalado. É gratuito, tem uma interface muito bonita e vale a pena.











Pingus - E finalmente, quando estiveram fartos de trabalhar e vos apetecer divertir um pouco, entreguem-se a um pouco de nostalgia. Este é um jogo clone dos famosos Lemmings, mas com pinguins, ou não fosse este um programa Linux.











 

5) Notas Finais


Como devem ter reparado, não referi anti-virus. Pela simples razão de que o Linux não está tão sujeito a ataques. Não quer dizer que estes não existam e não possam acontecer. Não se ponham a fazer downloads de tudo e mais alguma coisa, se não confiarem na fonte. Nas mais de 60.000 aplicações disponíveis para o Mint, concerteza encontrarão uma solução para esse problema. No entanto, não me parece essencial.
Este é um artigo de resumo, faltam aqui muitas aplicações e as que estão reflectem as minhas preferências. Podem existir programas superiores aos que referi.
Não são tutoriais, por isso não referi como instalar nenhum programa. Se tiverem dúvidas, como sempre, basta contactarem-me.
Por hoje é tudo. Até mais tarde.
"From Freedom Came Elegance"


Copyright e Fontes das Imagens:


Sites Oficiais dos Desenvolvedores.
Todas as marcas referidas pertencem aos respectivos proprietários.

Sem comentários:

Enviar um comentário