Translate This Page

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quero Instalar o Linux! Como?

1) Introdução

Instalar o Linux não é nenhum bicho de sete cabeças. Especialmente se for uma das distribuições mais semelhantes ao Windows, que não exigem nenhum mestrado em engenharia informática para fazer.
Como já vos disse, não vou armar-me em especialista das outras versões (das quais percebo pouco), mas as explicações que darei aqui são muito gerais, embora baseadas na distribuição Mint (e mais especificamente, na sua versão 15, a nossa amiga Olivia - não tem nada a ver com o Popeye, acho eu, mas se lhe derem espinafres é capaz de ganhar força - agora a sério, não o façam, não me responsabilizo por computadores estragados por vegetais).

2) Como consigo o Linux?

Parece que estou a ouvir alguns de vocês: "mas as lojas não têm CD's do Linux!", "os computadores já vêm com o Windows!", "não tenho dinheiro para comprar outro Sistema Operativo!".
Pois bem, nada disso é desculpa. O Linux é gratuito, não custa népia, rien, nothing, nicles. É só irem ao site de um dos distribuidores e sacarem o programa (façam download, é legal!). Se não vos apetece andar à procura, até vos deixo aqui os sites onde podem encontrá-lo:

Linux Mint:
http://www.linuxmint.com/download.php

Linux Ubuntu:
http://www.ubuntu.com/download/desktop

Linux Caixa Mágica:
http://www.caixamagica.pt/pt-pt/node/76

A única coisa que têm que ter é um DVD para gravar o programa e  algo muito comum como o Nero para poder gravar o mesmo. Mas como eu sou boa pessoa, até vos deixo também uns programas que podem usar para o fazer:

Nero Burning ROM 12
http://www.nero.com/eng/products/nero-burning-rom/free-trial-download.php - versão de trial 15 dias

ImgBurn:
http://www.imgburn.com/index.php?act=download - freeware - recomendado pela Gizmo

BurnWare:

http://www.burnaware.com/downloads.html - freeware, mas não se esqueçam de evitar que ele instale a barra de ferramentas da Ask.

Mas eu mesmo assim não quero andar a gravar DVD's em casa! Então aqui fica o link para comprarem os CD's:

http://on-disk.com/index.php?manufacturers_id=70 - o Linux é completamente gratuito, estão a pagar os DVD's e o trabalho que dá a gravá-los.


3) Já tenho o DVD do Linux! E agora?

Agora chegamos à parte divertida. Tenha sido você a gravar o DVD ou tenha mandado vir o mesmo, vai inseri-lo na drive (parte complicada, não é?) e em princípio o programa de instalação arrancará automaticamente (no caso do Mint, o que lhe aparecerá será o próprio interface do sistema operativo - experimente, divirta-se mas não se esqueça que até instalar nenhuma das suas opções será gravada.) No caso do programa de instalação não arrancar automaticamente, terá que permitir que o seu sistema faça boot a partir do CD, para o que irá à BIOS, seleccionando depois a opção "boot from CD" (varia de máquina para máquina, procurando na Internet encontrará vários tutoriais sobre como fazê-lo) - fica aqui um link para o ajudar: http://forum.clubedohardware.com.br/configurar-bios-dar/433439?s=eb3d42f08b3ca413b99c8061c4eaff09&. No caso do Mint e na versão que está a utilizar (a de demonstração), terá uma opção (no menu à sua direita) que lhe permite instalar o programa. Ao carregar nesse botão, iniciará o processo de instalação. Depois é só seguir as instruções, já que o assistente de configuração se comporta como um tutorial.
Alguma dúvida mais específica, não hesite em contactar-me. Até mais tarde.
"From Freedom Came Elegance".


Prompt de Instalação do Linux Mint

Copyright e Fonte da Imagem:
http://posterds2.blogspot.pt/2012/07/download-full-version-linux-mint-7.html





Sem comentários:

Enviar um comentário