Translate This Page

Mostrar mensagens com a etiqueta Sistema Aberto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sistema Aberto. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quero Instalar o Linux! Como?

1) Introdução

Instalar o Linux não é nenhum bicho de sete cabeças. Especialmente se for uma das distribuições mais semelhantes ao Windows, que não exigem nenhum mestrado em engenharia informática para fazer.
Como já vos disse, não vou armar-me em especialista das outras versões (das quais percebo pouco), mas as explicações que darei aqui são muito gerais, embora baseadas na distribuição Mint (e mais especificamente, na sua versão 15, a nossa amiga Olivia - não tem nada a ver com o Popeye, acho eu, mas se lhe derem espinafres é capaz de ganhar força - agora a sério, não o façam, não me responsabilizo por computadores estragados por vegetais).

2) Como consigo o Linux?

Parece que estou a ouvir alguns de vocês: "mas as lojas não têm CD's do Linux!", "os computadores já vêm com o Windows!", "não tenho dinheiro para comprar outro Sistema Operativo!".
Pois bem, nada disso é desculpa. O Linux é gratuito, não custa népia, rien, nothing, nicles. É só irem ao site de um dos distribuidores e sacarem o programa (façam download, é legal!). Se não vos apetece andar à procura, até vos deixo aqui os sites onde podem encontrá-lo:

Linux Mint:
http://www.linuxmint.com/download.php

Linux Ubuntu:
http://www.ubuntu.com/download/desktop

Linux Caixa Mágica:
http://www.caixamagica.pt/pt-pt/node/76

A única coisa que têm que ter é um DVD para gravar o programa e  algo muito comum como o Nero para poder gravar o mesmo. Mas como eu sou boa pessoa, até vos deixo também uns programas que podem usar para o fazer:

Nero Burning ROM 12
http://www.nero.com/eng/products/nero-burning-rom/free-trial-download.php - versão de trial 15 dias

ImgBurn:
http://www.imgburn.com/index.php?act=download - freeware - recomendado pela Gizmo

BurnWare:

http://www.burnaware.com/downloads.html - freeware, mas não se esqueçam de evitar que ele instale a barra de ferramentas da Ask.

Mas eu mesmo assim não quero andar a gravar DVD's em casa! Então aqui fica o link para comprarem os CD's:

http://on-disk.com/index.php?manufacturers_id=70 - o Linux é completamente gratuito, estão a pagar os DVD's e o trabalho que dá a gravá-los.


3) Já tenho o DVD do Linux! E agora?

Agora chegamos à parte divertida. Tenha sido você a gravar o DVD ou tenha mandado vir o mesmo, vai inseri-lo na drive (parte complicada, não é?) e em princípio o programa de instalação arrancará automaticamente (no caso do Mint, o que lhe aparecerá será o próprio interface do sistema operativo - experimente, divirta-se mas não se esqueça que até instalar nenhuma das suas opções será gravada.) No caso do programa de instalação não arrancar automaticamente, terá que permitir que o seu sistema faça boot a partir do CD, para o que irá à BIOS, seleccionando depois a opção "boot from CD" (varia de máquina para máquina, procurando na Internet encontrará vários tutoriais sobre como fazê-lo) - fica aqui um link para o ajudar: http://forum.clubedohardware.com.br/configurar-bios-dar/433439?s=eb3d42f08b3ca413b99c8061c4eaff09&. No caso do Mint e na versão que está a utilizar (a de demonstração), terá uma opção (no menu à sua direita) que lhe permite instalar o programa. Ao carregar nesse botão, iniciará o processo de instalação. Depois é só seguir as instruções, já que o assistente de configuração se comporta como um tutorial.
Alguma dúvida mais específica, não hesite em contactar-me. Até mais tarde.
"From Freedom Came Elegance".


Prompt de Instalação do Linux Mint

Copyright e Fonte da Imagem:
http://posterds2.blogspot.pt/2012/07/download-full-version-linux-mint-7.html





terça-feira, 23 de julho de 2013

Apresentação do Linux Mint

1) Breve História do Linux

Não me vou alongar muito quanto à história do sistema operativo Linux, pois como já disse este blog é centrado na distribuição Mint desse mesmo sistema, e não de uma forma abrangente no sistema em si. De qualquer forma, e só de modo a providenciar algum contexto, fica um breve resumo do Linux: este é um sistema operativo de base UNIX, criado em 1991 por um senhor finlandês chamado Linus Torvalds, que queria arranjar uma alternativa aos sistemas comerciais disponíveis na altura. Desde aí tem crescido exponencialmente, embora ainda não ameace o quase monopólio dos dois grandes sistemas operativos: o Windows e o MacOS.
Neste momento existem versões não-comerciais e comerciais, das quais se destacam para utilizadores novatos duas: o Ubuntu e o Mint.

2) Linux Mint

O Linux Mint é um sistema operativo completamente funcional, com algum software proprietário (que ajuda à sua fácil utilização logo que é instalado - a maior parte dos drivers e dos outros elementos encontram-se pré-instalados). É uma solução quase perfeita para a transição entre o Windows e o Linux e garanto-vos que não vão sentir grandes saudades da alternativa paga.
De uma forma um pouco mais técnica, refiro que existem duas versões: uma baseada na distribuição Ubuntu ( o que irrita um pouco os puristas, já que não o consideram um verdadeiro sistema autónomo, mas antes uma derivação de outro sistema) e outra baseada no Debian (lançada para responder às aspirações dos puristas, já que é desenvolvida de base num sistema base).
A história do Mint começa em 2006 (é portanto um sistema muito recente) com uma versão chamada Ada (vão perceber que os desenvolvedores têm o hábito de dar nomes de senhora às várias versões que vão lançando) baseada na distribuição Kubuntu, que por sua vez é uma distribuição do Ubuntu (desculpem a salganhada, não é culpa minha!)...
Até à terceira versão, Cassandra, o Mint não tinha muito impacto nos utilizadores de Linux, no entanto começou a ganhar mercado quando se percebeu que era praticamente um irmão gémeo do Ubuntu, mas com mais semelhanças gráficas ao Windows, o que o tornava excelente para maçaricos (como eu!) no mundo do pinguim.
A actual versão do Linux Mint tem o bonito nome de Olivia, é a número 15 e está estupidamente fácil de utilizar (até para um nabo como eu!).
Quando utilizam o Mint, não vão notar grandes diferenças de um sistema pago, já que ele foi mesmo feito a pensar em pessoas que estão a fazer a transição. Os botões estão (quase!) todos nos sítios onde é hábito estarem, e a curva de aprendizagem, pelo menos para uma utilização básica, não é muito complicada. A única coisa de que terão saudades é talvez dos jogos disponíveis para os outros sistemas mas isso tem solução (irei falar dela num outro artigo) e não é, de forma nenhuma, desculpa para não fazer a transição.
Se existir algum hardware mais estranho na máquina, talvez os drivers não sejam automaticamente instalados, mas também não o são nos outros sistemas. É uma questão de irem ao site do fabricante e procurarem um pouco.
O que tenho mais para dizer? Não muito, já que este é um artigo de introdução. Os próximos artigos serão sobre a instalação, uma cronologia do Linux e e dos lançamentos do Mint e alguns reviews de programas que já se encontram instalados... E não se esqueçam: from freedom came elegance (e não é mentira - é um sistema livre e bonito!).
Até mais tarde!

Desktop Linux Mint

Fonte e Copyright da Imagem: http://community.linuxmint.com/tutorial/view/9


Introdução

Bem vindos. Antes de mais, devo dizer que este não é um blog de tutoriais sobre Linux. Percebo tanto disto como vocês. Sou um antigo utilizador das alternativas comerciais (neste momento, o Windows da Microsoft é uma alternativa ao Linux e não o contrário). Acho que o título do blog deixa isso bem explícito. Se tiverem dúvidas existenciais de como instalar programas a partir da consola ou troubleshootings mais complexos, existem fóruns na Internet bem mais capacitados para responder às vossas questões (este é o melhor, na minha opinião: http://forums.linuxmint.com/index.php). Está em inglês, é certo, mas se tiverem alguma dúvida na tradução não hesitem em contactar-me.
Outros avisos à navegação: este blog não é imparcial, muitos dos artigos poderão ser vistos como uma tentativa de evangelização para a utilização de sistemas open source, já que me considero completamente anti-empresas-que-ficam-milionárias-a-fazer-programas-que-podem-ser-gratuitos. Outro dos avisos que tenho a fazer é que me centrarei na distribuição que estou a utilizar (o Mint) e não me aventurarei nas outras versões, já que não me considero (como já referi) um especialista ou sequer um utilizador avançado de Linux. Considero-me, isso sim, um fã completamente rendido a um sistema operativo mais leve, mais bonito e mais algumas coisas que direi depois.
Os artigos vão centrar-se na facilidade de utilização, em alguns problemas mais fáceis de resolver, em reviews de aplicações comuns (com a respectiva comparação com as versões Windows - e juro que vou tentar dizer o que pode ser pior nas versões open source) e um pouco na história do Linux e dos seus contribuidores mais importantes.
Alguns dos artigos serão também basicamente hiperligações para fóruns em Português e para artigos de qualidade em várias línguas sobre o Linux.
Numa segunda fase, e dependendo do sucesso deste blog, posso aventurar-me em novas distribuições do Linux (explicarei num próximo artigo o que são distribuições e algumas das expressões mais comuns no mundo open-source).
Acho que me irei divertir imenso ao partilhar convosco as minhas aventuras e desventuras neste mundo e espero que se divirtam também.



Fonte e Copyright das Imagens:


Live CD do Linux Mint 8 "Helena": http://downloadyaa.blogspot.pt/p/linux.html